quarta-feira, 1 de junho de 2011

GONORREIA


Doença infecto-contagiosa que se caracteriza pela presença de abundante secreção purulenta (corrimento) pela uretra no homem e vagina e/ou uretra na mulher. Este quadro frequentemente é precedido por prurido (coceira) na uretra e disúria (ardência miccional). Em alguns casos podem ocorrer sintomas gerais, como a febre. Nas mulheres os sintomas são mais brandos ou podem estar ausentes (maioria dos casos).

SinônimosUretrite Gonocócica, Blenorragia, Fogagem

AgenteNeisseria gonorrhoeae

Complicações/ConsequênciasAbôrto espontâneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite pós-parto. Doença Inflamatória Pélvica. Infertilidade. Epididimite. Prostatite. Pielonefrite. Meningite. Miocardite. Gravidez ectópica. Septicemia, Infecção ocular (ver foto abaixo) , Pneumonia e Otite média do recém-nascido. Artrite aguda etc. Assim como a infecção por clamídia, é uma das principais causas infecciosas de infertilidade feminina.

TransmissãoRelação sexual. O risco de transmissão é superior a 90%, isto é, ao se ter um relacionamento sexual com um(a) parceiro(a) doente, o risco de contaminar-se é de cerca de 90%. O fato de não haver sintomas (caso da maioria das mulheres contaminadas), não afeta a transmissibilidade da doença.

Período de Incubação2 a 10 dias

DiagnósticoExame das secreções coradas pelo Gram e/ou cultura do mesmo material.

TratamentoAntibióticos.

PrevençãoCamisinha. Higiene pós-coito.

Fotos

URETRITE GONOCÓCICA 
Uretrite gonocócica (no homem)


VAGINITE GONOCÓCICA Vaginite gonocócica.


OFTALMIA GONOCÓCICA Oftalmia gonocócica. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário